segunda-feira, 30 de março de 2015

Pedagogias críticas na América Latina








A RBBA Diálogo entre às Ciências publicou um número com o eixo temático “Pedagogias críticas na América Latina: memória, experiências e lutas”, com o objetivo divulgar reflexões teóricas e experiências educativas contra-hegemônicas e alternativas em curso no continente.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Apresentação (Presentación)  
RBBA Diálogo entre às Ciências

ARTIGOS

A pedagogia histórico-crítica   
Dermeval Saviani
               
O debate contemporâneo sobre organização curricular versus o currículo à luz da pedagogia histórico-crítica
Julia Malanchen
               
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica              
Ricardo Eleutério dos Anjos

As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação do campo   
Lígia Márcia Martins
               
Entre a redenção e a revolução: os movimentos de educação popular ontem e hoje  
Luciana Pedrosa Marcassa

Teoría hermeneútico-crítica frankfurtiana, interés epistemológico emancipativo y prácticas de pedagogía crítica     
Rita Radl Philipp

A escola do campo a procura do campo para ser escola
Ademar Bogo

Questões teóricas e conceituais sobre o princípio educativo do trabalho e a relação com a pedagogia do movimento.
Fátima Moraes Garcia,  Leila da Silva Souza,        Eduardo Lisboa Santos

As contradições e as possibilidades de construção de uma educação para além do capital no contexto do MST
Maria Nalva de Araújo Bogo

Implementacion del modelo dialógico enlazando mundos en la formación práctica de futuros profesores.
Caroll Schilling Lara,        Ricardo Souza de Carvalho

Pedagogía crítica y voces de autoría. la práctica docente como escenario de relaciones de poder.         
Nancy Salvá,      María Inés Copello
               
Los cambios en la evaluación de los profesores y los sindicatos docentes en la ciudad autónoma de Buenos Aires (2003-2014)
Susana Vior,      Karina Barrera  

Los programas del ministerio de educación nacional argentino para el mejoramiento de la calidad, la equidad y la inclusión (2003-2013). La persistencia de la focalización.           
María Betania Oreja Cerruti

La reforma curricular en la secundaria de adultos bonaerense: continuidades y cambios en la nueva propuesta.
Jorge Alberto Amaro,    Hernando Javier Arbelo Sartoris

La formación docente en venezuela en el contexto de la consulta nacional por la calidad educativa: apuntes preliminares para el desarrollo de las políticas de formación docente.
Samuel H. Carvajal Ruíz,               Neudis d. Serrano Funes,            Karen M. Liendo Ríos,   Olga Quiroz Campos

RESENHAS

O “aprender a aprender” na formação de professores do campo.

Cleber Eduão Ferreira

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